Santuário de Holy Hill

O Santuário de Holy Hill tem carácter nacional e é dedicado a Maria, Auxílio dos Cristãos. Situa-se em Hubertus, Wisconsin, USA, sobre uma montanha a 410 metros acima do nível do mar e com uma vasta área de bosques ao seu redor.
O primeiro residente da colina foi um eremita chamado François Soubrio, que chegou ao local em meados do século XIX. Encontrou um antigo diário e um mapa franceses datados de 1676, que mostravam uma montanha em forma de cone no Wisconsin. O diário descrevia como o autor ergueu um altar de pedra, levantou uma cruz e dedicou a colina a Maria Santíssima.
A região recebeu este nome por Frei George Strickner, a partir do seu primeiro sermão oficial, e que dedicou, neste mesmo sítio, uma capela de madeira à Virgem Maria como Auxílio dos Cristãos, num local chamado “Holy Hill” por colonos irlandeses. Em 1879, começou a construção do santuário mariano como hoje existe, sendo totalmente concluído em 1931.
Com o aumento do número de peregrinos, a Igreja local decidiu entregar a administração do santuário a uma Ordem ou Congregação religiosa de espiritualidade mariana, e o convite chegou à Ordem dos Carmelitas Descalços. Em 26 de junho de 1906, os primeiros frades, vindos da Baviera a convite do arcebispo Sebastian Messmer, assumiram o cuidado do Santuário da Virgem Maria até aos dias de hoje.
A basílica, construída em estilo neorromânico, é composta por variados elementos que remetem para a a espiritualidade carmelita. Na sua entrada encontram-se duas estátuas de oito metros de altura representando Santa Maria, Auxílio dos Cristãos, e São José, protetor dos carmelitas. O seu interior foi especialmente pensado para transmitir um ambiente de recolhimento e devoção, apresentando mosaicos que remetem para os fundadores dos Carmelitas Descalços, Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. Para além da Capela do Santuário, uma capela menor foi dedicada a Santa Teresa do Menino Jesus, em 1928.
Atualmente, cerca de meio milhão de peregrinos visitam o santuário todos os anos, vindos de todas as partes do mundo. Oferece eucaristias diárias, o sacramento da reconciliação, oração do rosário, adoração ao Santíssimo, entre outras atividades. O local é também conhecido pela coleção de muletas deixadas por peregrinos que relatam curas atribuídas à intercessão de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.
Assim, o Santuário de Holy Hill oferece um espaço de oração, espiritualidade, reconciliação e encontro com Deus, funcionando como “um farol de esperança”, longe do ruído do mundo moderno, sendo também um centro vivo da espiritualidade carmelita. Mais informações: https://www.holyhill.com